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Assistência técnica e garantia de eletrônicos são assuntos polêmicos. É de conhecimento geral que eletrônicos possuem garantia, mas poucas pessoas entendem como elas funcionam. Existem três tipos de garantias: a legal, a contratual e a garantia estendida.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todos os produtos duráveis possuem uma garantia de três meses, mesmo que o fabricante não ofereça um certificado da garantia. Ou seja, nos três primeiros meses após adquirir o produto, o fabricante é responsável por qualquer defeito de fábrica e deve consertar o produto se for necessário.

Garantia contratual

Além disso, a grande maioria dos fabricantes de eletrônicos oferece uma garantia contratual. É um certificado de garantia que estabelece um período de validade em que ele assume a responsabilidade por consertar defeitos de fábrica. A maioria dos eletrônicos, como TVs e notebook, tem garantia entre um e três anos, mas o período e as regras variam de modelo e fabricante. O prazo de garantia contratual, anunciada pelo fornecedor, é complementar à garantia legal. Ou seja, se um notebook possui a garantia certificada de um ano, somado aos três meses de garantia legal – há um ano e três meses garantidos pela lei.
Essa garantia cobre defeitos de fábrica, como super aquecimento, imagem defeituosa e aparelhos que desligam sozinhos. Nenhuma garantia cobre danos causados por uso indevido como quedas, exposição à umidade, modificações não autorizadas, consertos em locais não autorizados etc.

É preciso ficar atento ao Certificado de Garantia na hora da compra. Em caso de regras abusivas, como exigir que o consumidor pague o envio do produto para outra cidade, é possível contestar na Justiça.

Para poder usar a garantia, sempre exija a nota fiscal e guarde bem todos os documentos do aparelho – a nota, o manual e o certificado de garantia quando vier separado. Se você perder a nota fiscal, você tem o direito legal de solicitar uma segunda via ao vendedor.

Garantia estendida

assistencia tecnica Garantia Apple

Você já ficou em dúvida ao comprar um produto e receber a oferta da garantia estendida? Pois esta é aquela garantia extra oferecida normalmente pelo lojista e que funciona como um seguro. O consumidor paga um valor a mais para aumentar o prazo de garantia. Normalmente, o preço da garantia estendida não vale a pena… Se o eletrônico possui um problema de fabricação, ele deve mostrar o defeito nos primeiros meses de uso. Após esse período, o mais comum é algum problema devido à manutenção incorreta do aparelho (o que não é coberto pela garantia) ou quando o eletrônico está próximo do final da vida útil e começa a apresentar problemas em peças específicas – o que normalmente acontece após o prazo da garantia estendida.

Assistência técnica: consertando o produto

Ao identificar um defeito de fábrica, você deve entrar em contato com a assistência técnica do fabricante. Muitas vezes não há uma assistência técnica disponível na cidade e é preciso entrar em contato por telefone, e-mail, redes sociais ou diretamente no site. A maioria dos fabricantes conhecidos, como Apple, Samsung, LG, Dell, Phillips e Acer possuem um bom serviço de assistência técnica. De qualquer maneira, para evitar dores de cabeça, o ideal é pesquisar sobre a qualidade do serviço de assistência técnica antes de comprar um produto.

Quando o eletrônico apresenta um defeito de fábrica dentro do prazo de garantia, o fabricante tem a obrigação de consertar em no máximo 30 dias. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não há desculpas para estender este prazo – mesmo por falta de peças. Se o prazo não for cumprido, você pode pedir seu dinheiro de volta, trocar por um produto novo, ou similar.

Caso o produto volte da assistência apresentando o mesmo problema, o consumidor tem o direito de receber um produto novo ou ter o dinheiro devolvido. Importante lembrar que o prazo da garantia vale a partir do momento que o consumidor recebe o produto e não “zera” ao ser levado à assistência técnica.

Após acabar o prazo de garantia, qualquer defeito é responsabilidade do consumidor. Porém, em alguns casos o problema pode ser considerado “vício oculto” – quando é possível provar que o defeito é culpa do fabricante mesmo após a garantia ter terminado. Se a existência de um vício oculto for provado, o prazo de garantia legal começa a valer a partir de identificação do problema.

Caso o aparelho apresente defeito na primeira semana de uso, vá direto à loja. É de praxe que as lojas tenham um período de troca. O lojista deve trocar se não houver nenhum dano causado por uso indevido. Se você comprou o produto na internet, o lojista tem a obrigação de devolver o dinheiro ou trocar o produto em até 7 dias no caso de arrependimento do consumidor.

Finalmente, para facilitar no caso de necessidade, confira a seguir alguns dos contatos mais buscados no Brasil:

Assistência técnica Apple

Para suporte e garantia de iPhone, iPad e notebooks, por exemplo. Você pode começar incluindo o número de série do seu produto neste link para verificar o status da garantia. Na central de respostas (acesse aqui) sobre garantia iPhone você encontra informações sobre tempo, custa e locais para conserto do seu telefone. O telefone de suporte técnico da Apple no Brasil para iPhone, iPod, Mac e iPad é 0800-761-0880.

Assistência técnica Samsung

Nesta central de informações da Samsung você encontra as garantias e suporte para cada tipo de produto, como garantia TVs Samsung.
A marca disponibiliza também os seguintes contatos para suporte e dúvidas: 4004-0000 (capitais e grandes centros) e 0800-124-421 (demais cidades e regiões).

Assistência técnica Dell

Na seção de garantia Dell, você verifica o status de garantia do seu Dell. No Fale Conosco, é possível encaminhar os pedidos de suporte e dúvidas online mesmo. Se preferir, também é possível buscar suporte Dell pelo telefone 0800 970 3355.

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